Postado por: Thiago Ghougassian

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O que você, pessoa física ou jurídica, compartilha no mundo digital? Que tipo de link ou informação você repassa para seus amigos e clientes? Marcos Roberto Hiller, professor da Fundetec, diz que você é o que você compartilha nas redes sociais e que seu conhecimento está diretamente ligado a esse compartilhamento de informações.

Marcos foi um dos palestrantes do evento “Inclusão de Micro e Pequenas Empresas no Mundo Digital”, que aconteceu na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na última quarta-feira. Além do professor, a advogada Thais Corteze falou sobre proteção jurídica dos usuários de mídias sociais (leia aqui o post completo).

Em sua apresentação, o professor comparou seu próprio processo educacional quando pequeno com de sua sobrinha, destacando a evolução tecnológica na “geração touch”. “Alguns estudiosos de hoje comparam a invenção do Twitter com a invenção do livro. Pode parecer um pouco radical, mas a informação está presente nos meios digitais, tanto é que revistas, jornais e até mesmo os livros sentiram a necessidade de criar uma versão digital”, explica Marcos que é coordenador do MBA em Branding na Trevisan e Sócio-Consultor da Hiller Training & Consulting. Outra informação interessante fica por conta do número de mensagens que recebemos. “Diariamente recebemos 1500 mensagens, seja pela internet, televisão, rádio, jornais e revistas, dispositivos móveis, etc. Desse total 80 mensagens nos atingem de alguma forma e somente 15 lemos por inteiro”, considera o professor.

Empresas e o mundo digital

Boa parte dessas 1500 mensagens que recebemos são originadas de empresas dos mais diferentes tipos. O uso das redes sociais por parte das empresas é recente, porém já representam um grande retorno de vendas e de relacionamento com o consumidor. Marcos diz que uma empresa não pode dar um passo sequer sem fazer pesquisa com seu público-alvo, caso contrário ela poderá ter sérios problemas de aceitação e o meio virtual viabiliza esse processo. Segundo o professor o consumidor não sabe o que quer até ser apresentado a ele, logo é preciso, desde o projeto inicial da empresa, pensar em como o produto / serviço será divulgado, quem será impactado, de que forma fazer e como mensurar.

Um dado interessante fica por conta da publicidade em mídias digitais. Somente 5% de toda a verba de um plano de comunicação empresarial é voltada para este segmento. Mas se as redes sociais ganham cada vez mais destaque para divulgação de produtos e marcas, porque este número é tão baixo? Isso acontece pois quem indica onde é melhor investir são as agências de comunicação que ainda enxergam nos jornais, revistas e televisão a melhor fonte de retorno.

Hiller afirma que o novo mundo digital abre as guardas da empresa e por isso ela precisa estar preparada para receber todo o tipo de comentário por parte de seus consumidores. Assim como a empresa vê na internet uma solução para divulgar seu produto, os consumidores também a utilizam para reclamar ou elogiar o que adquirem.

Veja algumas dicas:

Outra questão levantada pelo professor é com relação à identidade visual de sua empresa. A mensagem-chave de sua marca deve estar inserida no logo, na estrutura e ambientação da loja (se houve), no site e nas redes sociais. Esse diálogo visual é importante, pois conforta e situa o consumidor.

Para fechar sua palestra, Marcos citou uma frase do fundador da Amazon.com, Bezos: “Não estou preocupado com alguém que cobra 5% a menos. Estou preocupado com quem oferece melhor experiência”, ou seja, é preciso proporcionar aos clientes uma experiência de compra única.

“A invenção do Twitter pode se comparar à invenção do livro” | Pensando Grande

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