Busca impulsiona receita publicitaria online

Posted: 25th outubro 2011 by Redação Blog Agência Impacto in Dicas para seu site

 

Busca impulsiona crescimento da publicidade online

No entanto, display crescerá mais rápido até 2013, indica pesquisa global

24 de Outubro de 2011 18:55

Por Cibele Santos

No começo deste mês, a ZenithOptimedia divulgou uma versão atualizada das suas previsões para o mercado publicitário global, reduzindo em 0,5 ponto percentual as estimativas publicadas em julho. Mas apesar desse pequeno reajuste, que reflete um desaquecimento da economia mundial mais acentuado do que o previsto, os dados ainda são animadores: os anunciantes aumentarão seus budgets em 3,6% em 2011, elevando o volume global para US$ 466 bilhões — 40,2% dos quais serão dedicados à TV, 20,2% a Jornal, e 15,8% à internet. Em termos de crescimento, porém, a publicidade online não só continuará campeã neste ano, com avanço de 13,3% ano a ano (contra ganho de 4,6% de TV e queda de 2,7% de jornal), mas se tornará a segunda maior mídia do mundo em 2013.
Segundo a agência do Publicis Groupe, neste ano as buscas patrocinadas manterão a parte do leão das verbas online, com 48,7% do total, share que continuará achatado até 2013. Por outro lado, display, que hoje detém 34,9%, avançará para 36,5%, enquanto a fatia dos classificados recuará de 16,6% para 14,7%.
O estudo atribui o avanço de display às novas tendências do mercado. "Apesar de as buscas patrocinadas estarem crescendo a uma taxa anual média de 14,6%, seu desempenho está sendo ligeiramente contido pelas mudanças do comportamento de busca — do desktop para os devices móveis, que exigem menor investimento dos anunciantes." Já o segmento de display, com ganho médio anual de 17,2%, está sendo beneficiado pelo vídeo online e a mídia social. "A publicidade em streaming vídeo está avançando extremamente rápido, graças à emergência de ferramentas do tipo do-it-yourself, que permitiram a pequenos anunciantes locais entrarem no mercado. Além disso, nos países mais desenvolvidos, os sites de mídia social estão perto do topo da lista dos mais populares, e geralmente muito à frente dos seus rivais em termos do tempo dedicado pelos usuários."
Mobiles
Os dispositivos móveis são um fator essencial na mudança de hábitos dos consumidores. Em 2012, diz a Google International, haverá 5 bilhões de mobiles em uso — o equivalente a 70% da população mundial. E como é mais fácil digitar e navegar na web em smartphones do que em feature phones, a atividade de busca online só terá a ganhar com os futuros upgrades dos celulares. Segundo o CEO Larry Page, 15% das buscas feitas no Google já são feitas via mobiles, o que está gerando receita adicional de US$ 2,5 bilhões (ele não discriminou a contribuição de busca versus display).
No Yahoo, essa proporção é de 20%, o que significa mais de 500 milhões de buscas mensais por mobiles em nível global. Shashi Seth, vice-presidente de produtos de busca do portal, disse recentemente que os smartphones produzem maior rendimento por busca (RPS) do que os features phones, e que sua receita mobile "continua crescendo cerca de 100% ano a ano".
Mas existe uma grande ameaça à busca mobile — os aplicativos, como alertou Aaron Goldman, autor do livro "Everything I know about marketing I learned from Google". Em um dos capítulos, ele observa: "É muito mais fácil interagir com conteúdo via apps do que com páginas da web. E é muito mais fácil completar uma tarefa por meio de instruções do que por search queries. As buscas não estão acontecendo em celulares; as pessoas estão usando apps. É onde está a oportunidade de entrega da publicidade."

Busca impulsiona receita publicitaria online

Compartilhe:
  • Print
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google Bookmarks
  • Blogplay
  • email
  • Ping.fm
  • Twitter

Random Posts

  • Empresas criam cargos para interagir com redes sociais como Facebook e Twitter
  • 48 Free Social Media Monitoring Ferramentas | DreamGrow Social Media
  • Os três estágios das Mídias Sociais
  • Seu MSN no seu site
  • Anuladas cláusulas abusivas do contrato de adesão do portal Mercado Livre
  • Dicas para o sucesso de uma loja no Facebook
  • Microsoft quer comprar Yahoo
  • Facebook supera metade dos usuários do Orkut só no Brasil
  • 5 ferramentas de mídia social Gratis para economizar seu tempo
  • 10 dicas para melhorar sua loja virtual

You must be logged in to post a comment.